segunda-feira, 9 de maio de 2016

Itabira Agro Industrial (Parte 1)

    Na próxima postagem trarei um apanhado mais detalhado sobre a Itabira Agro Industrial, fábrica de cimento instalada na metade da década de 1970 na cidade de Capão Bonito SP, em um terreno hoje pertencente ao município de Ribeirão Grande SP.

Letras menores: Cimento, papel e açúcar. Eis as armas que o grupo brasileiro, pernambucano da gema lutou pela redenção econômica deste país. Espalhando fábricas pelos quatro cantos do Brasil. Levando, sobretudo a autonomia de cimento às regiões mais distantes. Desenvolvendo novas técnicas e acelerando a produtividade. Criando centenas de novos empregos e gerando novos estímulos nos locais onde se instalou. No 10º aniversário da revolução que mobilizou toda esta Nação para a batalha pacífica e ordeira do seu desenvolvimento, o Grupo Industrial João Santos apresenta suas armas e rende homenagens. Homenagem aos 100 milhões de irmãos brasileiros pelo brilhante destino que estamos e continuaremos cumprindo. Homenagens aos homens que já cumpriram, com sabedoria e justiça suas missões de comando. Homenagem ao homem que irá prosseguir na liderança de um país cada vez mais unido, forte e dinâmico como tem que ser um gigante. Boa sorte, comandante! - Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 de abril de 1974. (http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx)
    Este é um anúncio publicado no Jornal do Brasil em 1974, destaca a presença da empresa em seis estados brasileiros com fábricas em Goaina PE, Cachoeiro de Itapemirim ES, Mossoró RN, Codó MA, Capanema PA, Monte Alegre PA, Jaboatão PE, cita ainda a sua mais nova, ainda implantação, e maior de todas em Capão Bonito, sul do estado de São Paulo.

    Além da demonstração de penetração nacional e poderio da empresa, o que mais chama atenção na peça é o alinhamento ao cenário político da época. O general Ernesto Geisel havia sido "eleito" presidente no ano anterior, assumindo o poder no mês de março de 1974. Destacasse ainda a menção ao décimo aniversário do golpe militar de 1964, chamado eufemisticamente de "revolução" ou "batalha pacífica e ordeira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário